Como Preparar um Carro antes de Pintar

Quando se trata de pintar um carro, qualquer profissional automotivo lhe dirá a mesma coisa: está tudo na preparação. Não importa se você está consertando um chip ou pulverizando novamente o carro inteiro, preparar a pintura é tão importante quanto aplicar a tinta e desempenhar um papel importante na qualidade do resultado final, principalmente se for uma pintura hidrográfica, caso você não saiba o que é isso, e quer aprender como fazer pintura hidrografica, ensinaremos isso em uma outra oportunidade.

Para ajudá-lo a se preparar como um profissional, vamos guiá-lo por algumas dicas úteis sobre corte, lixamento, preparação e escolha da tinta certa para o novo visual do seu carro, com dicas para dar ao seu carro um acabamento verdadeiramente profissional.

Corte

O corte está usando um composto abrasivo para remover camadas finas de tinta. O corte pode ser realizado como uma etapa de preparação antes de aplicar a tinta ou depois para misturar a nova tinta na antiga. Existem diferentes tipos de compostos, cada um com um poder de corte diferente. Certifique-se de escolher o caminho certo para o trabalho – se não tiver certeza, basta perguntar na loja.

Como aplicar o composto de corte ao seu carro

Antes de iniciar o processo de aplicação de um composto de corte, certifique-se de colar as áreas adjacentes, especialmente se estiver aplicando-o com uma máquina. Ele pode ficar em todo lugar, então trabalhe de forma inteligente; use roupas velhas ou macacões, óculos de segurança, luvas e encubra qualquer coisa que você não queira limpar depois.

Usando um pano limpo, aplique o composto em um movimento circular à mão. Áreas maiores podem ser um pouco grandes demais para serem feitas por você, então pegue um polidor orbital com as almofadas apropriadas. Assista sua pressão e faça uma pausa de vez em quando para inspecionar a área que acabou de tratar.

Dicas privilegiadas

  • Quando você começa, há uma boa dose de tentativa e erro – então seja paciente e mantenha a calma.
  • Sempre tome cuidado para mover o composto ao redor; gastar muito tempo em uma área pode aquecer a tinta e queimá-la, criando mais danos.
  • A pulverização de água na superfície resfriará a tinta e ajudará a mover o composto sobre a superfície.

Lixamento

O lixamento remove a camada superior da pintura do seu carro usando materiais abrasivos.

Uma das partes mais importantes da preparação de tintas, vale a pena investir tempo para fazer o certo para resultados profissionais. Dependendo do trabalho, o lixamento pode ser feito com papel de lixa ou uma lixadeira orbital elétrica, e você precisará usar diferentes tipos de papel, dependendo da tarefa.

Como Lixar a Carroçaria do seu Carro

Se você pretende retirar tinta da carroçaria do carro, use papel de 1.200 grãos ou almofadas de lixamento para remover rapidamente o verniz e a tinta. Para evitar a dor de cabeça de tentar combinar com a tinta que você deseja aplicar à pintura existente no carro, você precisará remover o primer e expor o metal nu. A pintura em carros mais antigos pode ser incompatível com as modernas tintas à base de água e gel coats. É melhor prevenir do que remediar – faça certo e faça uma vez.

Você vai querer garantir que nenhum ponto brilhante permaneça na carroceria do carro, caso contrário, o primer e a tinta não grudarão. Pode ser um processo longo, mas vale a pena obter os resultados corretos.

Dicas privilegiadas

  • Alternativamente, se você não precisar repintar completamente a superfície e estiver fazendo um reparo rápido ou retocar, alise a superfície usando papel úmido e seco de 2.000 – 2.500.
  • Pressione levemente para remover pequenos arranhões leves em casacos coloridos e casacos transparentes rapidamente.

Primer

Um passo essencial na pintura de superfícies metálicas, e uma que você precisará fazer antes de aplicar qualquer camada superior ou cor, a camada de vedação sela a superfície e cria uma barreira protetora, criando a superfície ideal para a tinta colorida. Primários de alta espessura contêm altos sólidos que ajudam a suavizar qualquer imperfeição no metal nu.

Como preparar o seu carro antes de pintar

Escolha sempre um primer automotivo de alta qualidade desenvolvido para uso em superfícies de metal e certifique-se de que a área que você planeja pintar esteja completamente limpa antes de começar. Normalmente, você deve aplicar duas ou mais camadas de primer para garantir que o metal nu esteja completamente coberto. Se você estiver pintando plástico, precisará de um primer plástico específico.

De qualquer forma, certifique-se de cobrir as áreas que não está pintando e prenda as bordas com fita adesiva. É seco e ameno do lado de fora? Estas são condições de pico de preparação.

Se você estiver fazendo o processo dentro de casa, encubra com proteção para os olhos, uma máscara contra poeira e mantenha a pele exposta coberta. Aplique o primer uniformemente nas áreas que precisam de pintura e espere secar.

Dicas privilegiadas

  • Pause e inspecione a área. Este é o momento ideal para fazer um balanço da situação e descobrir se alguma outra preparação de superfície, como lixamento, precisa ser feita. Você pode ver claramente qualquer imperfeição da superfície quando o primer estiver seco. Não economize ou apresse este estágio chave.
  • Remova qualquer solavanco ou manchas ásperas re-lixando a área. Limpe e reaplique o primer. É normal ter que repetir esse estágio algumas vezes para acertar.

Escolhendo a tinta certa

Se você está pintando seu carro com uma cor totalmente diferente ou combinando com a pintura existente, você precisará da tonalidade correta. Não sabe qual é a cor correta para o seu carro? Holts Paint Match Pro torna as coisas mais fáceis.

Utilizando a nossa ferramenta inteligente de combinação de tintas, fixe a tinta certa para o seu carro com base no ano de fabricação, cor e registro. Com mais de 8.000 combinações de cores de veículos em toda a gama, encontre a tinta que é a combinação perfeita para a pintura do seu carro em questão de minutos.